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Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM)

Brasil

Descrição

Dias e horários do curso: 08 e 09/08  – das 14:00 ás 22:00 hrs

Inscrições e informações:

Fone: 0800 002 5000

e-mail: capacitacao@euax.com.br


Descrição

O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada e sistemática, que envolve práticas relacionadas aos processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.


BPM permite que uma organização alinhe seus processos à sua estratégia, conduzindo a um melhor desempenho, em todos os níveis, com foco no processo ponta-a-ponta e na geração de valor ao cliente.


Objetivos do curso

Desenvolver conhecimento de forma abrangente e integrada, das práticas, princípios, modelos e estruturas necessárias para o gerenciamento dos processos de negocio, com a criação de uma cultura organizacional para a obtenção de resultados através de processos otimizados e da melhoria contínua.


Aplicar ferramentas de modelagem e análise dos processos de negócio, com ênfase no monitoramento do desempenho dos processos, visando agregar maior valor, reduzir custos, diminuir o tempo de entrega, falhas, etc.


Carga Horária

16 horas


Didática

O curso provê conteúdo totalmente alinhado às melhores práticas mundiais de gestão de processos de negócios, adotando como referencial principal o Guia BPM CBOK® da ABPMP® (Association of Business Processos Management Professionals).


Utiliza como base para mudanças organizacionais através de processos a metodologia APCA - Agile Process Change Approach, método desenvolvido pela Euax e adotado pelos nossos consultores de processo em organizações dos mais variados segmentos e portes.


O curso é conduzido com exercícios e estudos de caso, criando um ambiente prático e real para facilitar a compreensão e fixação dos conceitos teóricos.


São realizados exercícios que vão desde a criação da cadeia de valor de uma organização e seu portfólio de processos até a modelagem (AS-IS e TO-BE) de um processo simples com uso dos elementos básicos do BPMN (Business Processos Modeling Notation).

“Nada é menos produtivo do que tornar mais eficiente o que não deveria ser feito por nenhum de nós” (Peter Drucker)


Programa


1. Introdução


•Princípios e conceitos de BPM
•Trabalho ponta-a-ponta
•Tipos de processo e tipos de atividade
•As 9 áreas de conhecimento do gerenciamento de processos de negócio (BPM CBOK da ABPMP)

2. Organização e Governança dos processos


•Estrutura organizacional orientada a processos
•A Organização e a estrutura dos processos corporativos:
•Cadeia de valor
•Arquitetura dos processos
•Gerenciamento do portfólio de processos
•Modelos de referência e benchmarking como MIT, APQC, SCOR, VRM, etc.
•Principais papéis e responsabilidades no gerenciamento de processos de negócio:
•Dono do processo, gerente do processo, analista de processo, arquiteto de processo,  analista de negócio, especialista, patrocinador
•Cultura de gestão de processos e alinhamento às estratégias organizacionais
•O Comitê de Processos e o Escritório de Gerenciamento de Processos (BPMO)
•Modelo de maturidade dos processos

3. Ciclo de Transformação dos processos


•Analise dos processos de negócio
•Princípios do Desenho dos processos de negócio
•Abordagens de melhoria dos processos:
•6-sigma, Lean, Custeio baseado na atividade, Melhoria do Desempenho, Redesenho de Processos, Reengenharia, Inovação
•Modelagem As-Is e Modelagem To-Be
•Simulações, testes e pilotos
•Gerenciamento da mudança
•Modelagem dos processos de negócio usando BPMN (Business Processos Modeling Notation)
•Automação dos processos
•Tecnologia da Informação aplicada ao gerenciamento dos processos de negócio

4. Monitoramento e Controle dos Processos


•Dimensões fundamentais das métricas de desempenho de processos: Tempo, Custo, Capacidade e Qualidade
•Balanced Scorecard e definição dos KPIS (Key Performance Indicators)
•Ferramentas de apoio à medição de desempenho dos processos e decisão: BAM (Business Activity Monitoring), BI (Business Intelligence), CEP (Controle Estatístico do Processo)
•Auditoria dos processos e lições aprendidas
•Melhoria contínua

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Localização

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