Logar
Banner - Curso In Company: Gerenciamento de Projetos

Curso In Company: Gerenciamento de Projetos

Brasil

Descrição

Dias e horários do curso:

 

Inscrições e informações:

 

Fone: 0800 002 5000

e-mail: capacitacao@euax.com.br

 

DESCRIÇÃO

 

A visão profissional da Gestão de Projetos, abrangendo todas as suas fases – Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento pode ser a diferença entre o sucesso ou não de um projeto específico ou até mesmo de uma corporação, no cenário competitivo em que as organizações estão inseridas.

 

As áreas de conhecimento do PMBOK®: Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Comunicação, Recursos Humanos, Riscos, Aquisições e Integração, são abordadas de forma que os participantes entendam a integração das mesmas no processo de Gerenciamento dos Projetos.

 

OBJETIVOS

 

São objetivos específicos deste curso:

  • Conduzir a uma efetiva compreensão da importância e abrangência do gerenciamento de projetos;
  • Abranger as áreas do PMBOK®: escopo, tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisições, integração e encerramento;
  • Proporcionar uma visão da aplicabilidade dos conceitos ministrados através de atividades práticas
  • Preparar os participantes para uma utilização imediata de algumas práticas de mercado.

 

CARGA HORÁRIA

 

24 (vinte e quatro) horas aula.

 

PROGRAMA

 

O treinamento abordará os seguintes assuntos:

 

1. Fundamentos em Gestão de Projetos  e Iniciação dos Projetos

 

  • Conceitos de Gestão de Projetos

         - Introdução com contextualização do tema no cenário atual do mercado; definição de termos comuns como projetos, sub-projetos, operação, programas, portfólio, stakeholders, project office, project manager e similares aplicáveis;
         - Apresentação do PMI e PMBOK;

  • Processos do Gerenciamento de Projetos

         - Apresentação e descrição dos componentes do ciclo de vida de projetos, processos de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento de Projetos.

  • Áreas de Conhecimento

         - Apresentação e descrição das Áreas de Conhecimento do PMBoK: Gerenciamento de Tempo, Custos, Escopo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Contratação e Aquisição e Integração.

  • Desenvolvimento do Project Charter

         - Apresentação conceitual do artefato Project Charter, e seus objetivos e estrutura; apresentação de modelo;
         - A análise de viabilidade de projetos;

 

2. Planejamento

 

  • Detalhamento do Escopo e Definição de Atividades

         - Definição de Planejamento, Escopo/Requisitos e Atividades.
         - Visão geral da análise e elicitação de requisitos: classificação de requisitos, técnicas aplicáveis à elicitação, conceitos da gestão de requisitos e artefatos (modelo de planilha de controle/mapeamento de requisitos);
         - Apresentação conceitual e modelos de WBS;
         - Seqüenciamento de Atividades: apresentação de diagramas de rede;

  • Desenvolvimento do Cronograma

         - Conceitos e atividades segundo o PMI.

  • Planejamento dos Custos do Projeto
  • Planejamento de Recursos Humanos e da Comunicação

         - Conceitos sobre comunicação: definição de comunicação, canais de comunicação e do modelo padrão de comunicação; qual a importância da comunicação para o projeto; tipos de comunicação; responsabilidades do gerente/líder de projetos sobre as comunicações do projeto;
         - Apresentação de modelo de Plano de Comunicação.

  • Planejamento de Riscos
  • Visão Geral de Planejamento da Qualidade e das Aquisições

 

3. Execução e Controle

 

  • Execução do Plano do Projeto

         - Conceitos sobre Execução de Projetos segundo o PMI: os processos de Execução;
         - Apresentação de modelo e conceitos sobre Status Report;

  • Relatórios de Acompanhamento
  • Controle Integrado de alterações no Projeto

         - Conceitos sobre Controle de Projetos segundo o PMI: os processos de Controle;
         - Conceitos e apresentação de modelos aplicáveis ao controle de mudanças de escopo de projetos.

 

4. Encerramento

 

  • Lições Aprendidas e Termos de Encerramento

         - Encerramento segundo o PMI: Definições sobre Lições Aprendidas, Encerramento Administrativo e Encerramento do Contrato;
         - Apresentação de modelo e conceitos de Termo de Encerramento de Projetos;

 

PÚBLICO ALVO

 

Gerentes, Engenheiros, Projetistas, Coordenadores de Projetos e quaisquer profissionais que desejam aperfeiçoar conhecimentos e habilidades fundamentais para o gerenciamento de seus projetos

Ler mais

Localização:

Pré-Inscrição

Preencha os campos abaixo para enviar e-mail ao organizador.

Campos Obrigatórios

Compartilhar evento por e-mail


Para continuar, faça login ou cadastre-se.

Recomende este evento para sua rede.

Selecione os usuários que deseja recomendar este evento.